Logo ANATEL Central do Cliente Usuário:
Senha:

Get the Flash Player to see this player.
VOIP - Qualidade e Economia em suas ligações
Cartões - Facilidade de comunicação comunicação em suas viagens internacionais ou nacionais
VOIP - Qualidade e Economia em suas ligações
Cartões - Facilidade de comunicação comunicação em suas viagens internacionais ou nacionais
Image 5 Title

Dúvidas Frequentes Imprimir E-mail
duvidas
Veja abaixo as principais dúvidas em relação ao VoIP.

01. O que é VOIP?
02. Que tipos de chamadas posso fazer usando VOIP?
03. Quais as vantagens de usar VoIP?
04. Posso usar VoIP para substituir inteiramente minha linha telefônica padrão?
05. O que necessito para usar o “VoIP" em minha casa?
06. E na empresa eu necessito sempre de um computador para usar o “VoIP”?
07. O que são gateways ou ATAs?
08. O que é fornecido quando adquiro o serviço VOIP?
09. Como faço para realizar ligações DDD e DDI?
10. Como funciona o sistema de créditos das linhas VOIP da Tel&Globe?
11. Como adquiro os créditos ou recargas para uso em minha “linha Voip”?
12. Como posso saber o custo das ligações pelo sistema VoIP?
13. Eu possuo um NoteBook, posso usar o “VoIP” para fazer ligações?
14. Qual a velocidade mínima da conexão Internet que eu necessito para usar VoIP?
15. Após baixar o discador como eu vou conectar a linha Voip que me foi fornecida pela Tel&Globe?
16. O sistema VOIP é regulamentado pela ANATEL?

01. O que é VOIP?
É o serviço " Voice Over IP " (Voz sobre o Protocolo Internet), ou a transmissão de voz através do canal internet.

02. Que tipos de chamadas posso fazer usando VOIP?
Qualquer tipo de chamada: de Voip para telefone fixo ou para telefone móvel, VoIP para Voip , podendo ser em ligações nacionais como internacionais.

03. Quais as vantagens de usar VoIP?
A principal vantagem é a redução a partir de 40% em ligações DDD, e até mais de 90% em ligações DDI em comparação com qualquer operadora de telefonia fixa no território nacional, além da mobilidade e controle dos gastos que o sistema proporciona. Além dessas vantagens o sistema possui características avançadas que os sistemas de telefone padrão não são capazes como:
  • a conveniência de se ter um número de telefone (VoIP), particular, em qualquer lugar no mundo.
  • a possibilidade de solicitar uma chamada telefônica através de um site na internet.

04. Posso usar VoIP para substituir inteiramente minha linha telefônica padrão?
Muitas pessoas ou empresas gostariam de fazer exatamente isso, mas ainda não é recomendável. Abaixo algumas observações ao usar VoIP como linha exclusiva de telefone:
  • se sua conexão de Internet “cair”, você também perde a conexão do serviço VoIP.
  • nas ligações locais em algumas regiões por enquanto ainda é mais econômico efetuar ligações pelo convencional do que através do uso da linha VoIP.
  • e se a sua conexão de internet for ADSL, você necessitará de uma linha de telefone tradicional, mesmo que você não vá usar o telefone, somente a Internet.

05. O que necessito para usar o “VoIP" em minha casa?
Você deverá ter no mínimo uma conexão banda larga (ADSL) fornecida freqüentemente em uma linha T1 (telefonia convencional)

Você poderá usar um computador conectado a internet, baixar o software (http://www.telglobe.com.br/xten.exe) e após habilitar sua linha, através do software “discar” ao número telefônico desejado (fixo ou móvel) para qualquer lugar do mundo.

Seu computador deverá possuir uma placa de som, e, para falar e ouvir basta um fone com microfone (handset) conectado ou microfone com alto-falantes.

06. E na empresa eu necessito sempre de um computador para usar o “VoIP”?
Não, pois você poderá usar sua linha VoIP como qualquer outra linha convencional, e para isso necessitará ter conexão banda larga, um adaptador (gateway) para o sistema VoIP que estará conectado em tempo integral à internet e usar um aparelho telefônico comum (com fio ou sem fio) ou mesmo integrar a(s) linha(s) VoIP na central PABX para acesso de todos os ramais.

07. O que são gateways ou ATAs?
São equipamentos ou aparelhos que permitem as ligações através da Internet sem necessidade de compartilhamento com ambiente de dados (computador ou rede de computadores). Com a internet conectada ao gateway o sistema VoIP não necessita de computador para as ligações.

08. O que é fornecido quando adquiro o serviço VOIP?
  • o software é fornecido gratuito através do site http://www.telglobe.com.br/xten.exe e são liberada(s) a(s) linha(s) e senha(s) após a confirmação do pagamento.
  • o equipamento gateway após adquirido é liberado já com a(s) linha(s) VOIP para conexão na central PABX ou diretamente em aparelhos telefônicos comuns.

09. Como faço para realizar ligações DDD e DDI via software ( em computador)?

Para realizar chamadas deverá seguir os passos abaixo:

Para ligações DDD (para dentro do Brasil)
  • Discar 55 + cod de área + nº. do telefone fixo ou móvel desejado.
  • Ex. ligação para São Paulo: 55 + 11 + nº. telefone desejado
  • Ex. ligação para Curitiba: 55 + 41 + nº. telefone desejado
Para ligações DDI (para fora do Brasil)
  • Discar cod do país + cod de área + nº. de telefone desejado
  • Ex. ligação para Argentina: 54 + código cidade + nº. telefone desejado
  • Ex. ligação para Alemanha: 49 + código cidade + nº. telefone desejado

10. Como funciona o sistema de créditos das linhas VOIP da Tel&Globe?
O sistema é pré-pago, ou seja, você compra um volume de crédito inicial que será liberado na(s) respectiva(s) linha(s) ficando ao seu cargo (cliente) posteriormente a aquisição de créditos adicionais (recargas) para sua(s) linha(s) e para poder seguir efetuando ligações para telefones fixos ou móveis.

Obs: se o saldo da linha “zerar” o sistema não completará as ligações, para isso deverá se adquirir uma nova carga de créditos para voltar a efetuar ligações.

11. Como adquiro os créditos ou recargas para uso em minha “linha VoIP”?
Os créditos são solicitados e adquiridos diretamente pelo site www.telglobe.com.br através da central do cliente com opção de pagamento através de depósito ou boleto bancário.

Cada recarga de créditos possuem a validade (prazo) de 180 (cento e oitenta) dias para utilização, somente observamos a conveniência de sempre possuir um saldo de segurança pois para complemento de uma ligação telefônica (para fones fixo ou móvel) necessariamente terá que haver saldo na “linha VoIP”.

Para informações ou compra de créditos solicite:
  • Pela página no site www.telglobe.com.br escolhendo a forma de pagamento e o valor de compra
  • Ou através dos telefones ou 41 30169500/3339-8982 na Tel&Globe (Curitiba – PR)
12. Como posso saber o custo das ligações pelo sistema VoIP?
Você poderá a qualquer momento verificar o valor da tarifa a qualquer destino (cidade ou país) acessando ao site www.telglobe.com.br, é necessário se conectar na central do cliente, após isto ir na guia menu de informações, dentro dela é possível clicar em tabela de preços por minuto, onde é necessário digitar o local de destino para saber a tarifa.

Observamos que no site estarão relacionados tanto os valores das tarifas para ligações efetuadas para números de fones fixos quanto celulares.

13. Eu possuo um Notebook, posso usar o “VoIP” para fazer ligações?
Sim. Para quem possui um equipamento como um Notebook ou desktop, deverá efetuar o download do software discador (softphone), disponível gratuitamente no site http://www.telglobe.com.br/xten.exe, digitar seu número/linha VoIP e senha, conectado a Internet (com ou sem fio ) em qualquer lugar onde esteja ( casa,hotel, shopping, aeroporto, etc...) poderá do notebook ou desktop originar chamadas a qualquer telefone convencional fixo ou móvel em qualquer lugar do mundo com tarifa do sistema Tel&Globe. Não esqueça que para falar e ouvir você precisará de um Headset.

14. Qual a velocidade mínima da conexão Internet que eu necessito para usar VoIP?
O servidor da Tel&Globe permite que as chamadas sejam feitas uniformes através de um mínimo de 30Kbps (em velocidades de upload e download, que comprimem os pacotes digitais que carregam o tráfego da voz em cada sentido).

Outras companhias recomendam um mínimo de 90 Kbps (em velocidades de upload e de download), porque não usam a compressão em pacotes transmissores da voz.

Uma conexão banda larga DSL mínima de 300 Kbps ( 10% up-load 30 kbps) com estabilidade no sinal suporta uma linha Voip resultar em uma voz de qualidade, preferencialmente para seu uso exclusivo no momento das ligações.

#OBS:importante observar que uma Internet com conexão dial-up (discada) não fornece o mínimo de banda necessária o que impossibilita o serviço do sistema VoIP.

15. Após baixar o discador como eu vou conectar a linha VoIP que me foi fornecida pela Tel&Globe?
  • Após abrir o discador coloque no primeiro e segundo “campo” o número da conta/linha e senha e clique OK .
  • Para configurar o áudio no discador Tel&Globe clique no lado direito abaixo da tecla OK e irá aparecer Menu, clique em Configurar áudio e siga as instruções a cada passo até Concluir.
Importante:

Vale observar que quando você usa o VoIP no seu computador (isolado ou numa rede) a voz não tem prioridade sobre a remessa ou recepção de dados o que dependendo da velocidade ou banda de sua Internet poderá não haver qualidade suficiente para o diálogo na ligação VoIP.

Em resumo se você está recebendo ou enviando algum dado, arquivo, foto no seu computador ou na rede de computadores em que a sua linha VoIP também está conectada, a voz ficará em segundo plano nesse momento, poderá então haver perda na qualidade ou interrupção do som principalmente ao falar, ou seja, sua voz chegará ao destino com falhas ou simplesmente será interrompida.
  • Para quem usa o softfone (discador VoIP) no computador somente o aumento da banda poderá solucionar o problema que é a falta de “largura” para o trânsito de dados e voz simultâneos.

16. O sistema VOIP é regulamentado pela ANATEL?
O sistema esta inserido dentro de licenças SCM ( Serviço de Comunicação Multimídia ) englobando voz, dados e imagens, licença que a TEL&GLOBE possui junto a ANATEL para todo território nacional na prestação de serviços deste tipo de tecnologia.
 
desenvolvido por:
www.clickright.com.br